O FUNDADOR

O fundador do AIKIDÔ, Morihei Ueshiba, nasceu em 14 de dezembro de 1883, em Tanabe, província de Wakayma, Japão, filho de um próspero proprietário de terras e negociante respeitado e participante na comunidade. Quando jovem, tinha problemas de saúde e o pai, para fortalecê-lo, incentivava a prática de artes marciais. Em 1903, alistou-se no 37º Regimento da Quarta Divisão de Osaka, sendo apelidado de “Rei dos Soldados” por sua habilidade com baioneta, por seu árduo trabalho e grande honestidade.

No ano seguinte lutou na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) e foi promovido ao posto de sargento. Ainda no exército aprendeu esgrima Yagyu-ryu-ju-jutsu na escola Gotô e virou instrutor. Depois de um período colonizando as terras inóspitas do norte (ilha de Hokkaido) conheceu Onisaburo Deguchi, mestre religioso da seita Omoto- kyu derivada do Shinto que se tornou seu orientador espiritual. Onisaburo era famoso por suas técnicas de meditação chinkon kishin (acalmar o espírito e retornar ao divino).

Começa uma vida inteiramente dedicada ao BUDÔ (caminho das Artes Marciais) tendo aprendido a arte da espada da escola Shinkage, Jujutsu nas escolas Kito e Daito e outras, tendo inclusive recebido o mais alto certificado da escola Daito das mãos do mestre Sokaku Takeda considerado um dos últimos samurais.

FAMÍLIA UESHIBA


1º DOSHU

Morihei Ueshiba, fundador do AIKIDO, nasceu no dia 14 de dezembro de 1883, na aldeia de Tanabe, na província de Wakayama, no Japão, e faleceu no dia 26 de abril de 1969, aos 84 anos de idade.


2º DOSHU

Kisshomaru Ueshiba, nasceu no dia 27 de junho de 1921, e faleceu no dia 4 de janeiro de 1999.


3º DOSHU

Moriteru Ueshiba, atual Doshu, nasceu no dia 02 de abril de 1951.